Evolução de outros métodos de alongamentos de unhas, como em gel, acrigel ou porcelana, as unhas de fibra são a novidade da vez para muitas mulheres que querem as mãos sempre bonitas. Tudo por conta da sua promessa, que é de deixar as unhas muito mais naturais, especialmente as roídas e as com dificuldades de crescimento.
O sucesso deste tipo de unha postiça se dá por conta da utilização, uma vez que não há contraindicação de uso, podendo ser aplicada em gestantes e até crianças acima de sete anos. Transparente, a unha de fibra de vidro é feita de um material que é moldado por cima da unha natural, conferindo uma maior durabilidade e a identidade das unhas naturais, além de uma menor utilização de lixa de unha durante o processo todo.
Unhas de fibra de vidro passo a passo
Antes de entender como colocar a unha de fibra de vidro, é preciso saber da necessidade da limpeza e avaliação das unhas. A manicure analisa se existe algum problema com a região. Caso não haja nenhum problema estrutural, ela realiza a limpeza e polimento das unhas naturais, deixando-as mais uniformes.
Em seguida, é aplicado uma camada de produto anti fungo nas unhas naturais, que ajuda a prevenir a proliferação de qualquer organismo que possa a vir danificar a unha, e a caneta primer, que prepara a unha para receber a fibra de vidro, para serem secas na cabine de led UV.
Então, é passada uma camada de gel em toda a sua extensão, sem encostar nas cutículas. Em seguida, são colocadas as fibras para unha, de maneira a cobrir totalmente o comprimento e a extensão das unhas naturais.
Depois de uma primeira secagem, é cortado o excesso de fibras das unhas no tamanho pedido pela cliente e moldadas delicadamente para o formato desejado. O gel para unhas é passado novamente algumas vezes, com o intuito de dar um acabamento uniforme para as unhas de fibra de vidro, e seco na cabine de luz UV.
Quanto tempo dura a unha de fibra de vidro?
Mesmo sendo um modelo de unha postiça decorada forte, o alongamento de unhas de fibra de vidro precisa de alguns cuidados importantes, para que se mantenham sempre bonitas, garantindo um tempo de vida muito maior e mais longo do que até outros modelos de unhas postiças.
No geral, os modelos de unhas de fibra de vidro possuem uma vida média de 6 a 8 meses em um tempo estimado. No entanto, eles podem passar de até 1 ano de usabilidade. Tudo depende se a manutenção está sendo feita de maneira correta ou não.
Manutenção da unha de fibra de vidro
Mesmo sendo algo simples. Para que a manutenção seja feita de maneira correta, ela deve ser feita por um profissional. Especialistas ainda indicam que, para um melhor resultado, a manutenção das unhas de fibra de vidro seja feita a cada 15 dias.
Este processo de manutenção consiste em reforçar as fibras de vidro da unha postiça, que vão acompanhando o crescimento da unha. Por isso, a cada nova sessão o processo é todo refeito na parte com unhas naturais. Neste momento é possível também retocar qualquer tipo de unha que tenha quebrado, não sendo necessária a remoção da unha de fibra de vidro antiga.
Entre os cuidados necessários para manter a unha de fibra de vidro intacta, os mais importante parecem ser os mais básicos, como evitar contato direto com produtos de limpeza e solventes nas unhas, sempre utilizando luvas, caso precise fazer as tarefas domésticas, evitar retirar o esmalte com acetona, substituindo-o por removedores de esmalte, e utilizar a lixa com bastante cuidado, para não trincar a fibra. Apenas de tomar estes cuidados com a unha, sua durabilidade já aumenta muito.
Como tirar a unha de fibra de vidro
Por mais que as mãos estejam lindas, as unhas postiças não podem ser utilizadas para sempre. É necessário que haja alguns momentos de respiro para as unhas naturais. Por isso, além de saber como colocar a unha de fibra de vidro, saber como tirá-la é essencial.
Como qualquer procedimento que envolve alongamento de unhas, como as unhas de gel, o ideal é fazer esta retirada com um profissional da área, uma vez que ela possui o conhecimento e a prática para que as unhas naturais não fiquem danificadas.
Para retirar as unhas de fibra de vidro, primeiro é preciso retirar qualquer produto que esteja sobre ela, como esmaltes ou bases. Então lixe a superfície das unhas com uma lixa de unha de gramatura mediana.
Umedeça pedaços de algodão em um removedor de unhas postiças alongadas, específico para a situação, e coloque-os sobre cada unha para então pegar pedaços de papel alumínio para intensificar a ação do removedor.
Deixe as unhas com o alumínio e o algodão por volta de 30 minutos. Depois desse tempo, pegue uma espátula e vá removendo as fibras de maneira delicada. Caso você encontre fibras ainda fixas, repita o procedimento novamente até que amoleça por completo. Complete o processo utilizando uma base fortalecedora nas unhas naturais por alguns dias.
Ter unhas bonitas e compridas pode parecer um sacrifício difícil de fazer. Porém existem muitos processos que podem tornar tudo muito mais fácil. Seja com as unhas de gel, de porcelana, acrigel ou fibra de vidro, escolha sempre a que melhor resolve o seu problema e garanta a sua satisfação.